
O que é Economia Solidária
Nesse Mapa Mental, apresento um resumo sobre a Economia Solidária. Você sabe o que é Economia Solidária?
Esse é o Mapa Mental número 93, dos que foram criados no computador com o XMind 8 e compartilhados no canal do YouTube.

Para aprender a criar Mapas Mentais no computador como este, usando o XMind 8, acesse: Saiba mais
Veja esse vídeo até o final para ver a explicação desse Mapa Mental completo.
Economia Solidária
Segundo Paul Singer, Economia Solidária é um modo de organizar atividades econômicas, produção, distribuição e consumo. O que caracteriza a economia solidária é o fato de que os empreendimentos das economias solidárias são propriedade daqueles que trabalham neles.
Não existe patrão e empregado, todos os que trabalham são os simultaneamente donos e trabalhadores do empreendimento e o administram em conjunto. A cooperativa é a forma clássica de Economia Solidária, mas no Brasil é difícil registrar cooperativa de pessoas pobres.
COOPERATIVA
A Cooperativa é uma empresa formada e dirigida por uma associação de usuários, que se reúnem em igualdade de direitos com o objetivo de desenvolver uma atividade econômica ou prestar serviços comuns, eliminando os intermediários.
O movimento cooperativista contrapõe-se às grandes corporações capitalistas de caráter monopolista. Conforme a natureza de seu corpo de associados, as cooperativas podem ser de produção, de consumo, de crédito, de troca e comercialização, de segurança mútua, de venda por atacado ou de assistência médica.
Às mais comuns são as cooperativas de produção, consumo e crédito; há ainda as cooperativas mistas, que unem numa só empresa essas três atividades. Na Europa e nos Estados Unidos, as cooperativas de crédito são a principal fonte do crédito rural.
No Brasil, a formação de cooperativas é regulamentada por lei desde 1907. Internacionalmente, a atividade é incentivada pela Aliança Cooperativa Internacional.
CARACTERÍSTICAS
Considerando essa concepção, a Economia Solidária possui as seguintes características:
- COOPERAÇÃO
- AUTOGESTÃO
- DIMENSÃO ECONÔMICA:
- SOLIDARIEDADE
Os Empreendimentos Econômicos Solidários são aquelas organizações:
- COLETIVAS E SUPRAFAMILIARES
- SINGULARES ou COMPLEXAS.
PAUL SINGER
Paul Singer foi referência no assunto no Brasil. Ele nasceu em 1932, na Áustria e faleceu em 2018, com 86 anos. Chegou ao Brasil em 1940, aos oito anos. Em São Paulo, formou-se no curso técnico, graduou-se em Economia pela Universidade de São Paulo, doutorou-se em Sociologia, tornou-se livre docente em Demografia e professor titular em Economia pela mesma universidade.
Foi um dos fundadores do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), do PT e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares na USP. De 2003 a 2016, foi Secretário Nacional de Economia Solidária.
O Instituto Paul Singer é formado por familiares do “professor”, compondo suas equipes, pesquisadores e militantes próximos que sempre atuaram sob os mesmos valores. São defensores da solidariedade, da democracia e da justiça.
O Instituto se propõe a criar muitos pretextos para que as pessoas troquem ideias e, com base nelas, elaborem possibilidades, construam o mundo mais justo, solidário e democrático.
Fonte:
Nos links abaixo você pode acessar as Playlists e assistir a explicação de cada Mapa Mental compartilhado. Lembre-se de dar um linke, inscreva-se no Canal do YouTube para acompanhar os vídeos semanais e compartilhar o conteúdo.
Você pode dar sugestões, enviar dúvidas e também compartilhar comigo a sua experiência com a criação de Mapas, usando a técnica dos Mapas Mentais.
Siga-me no Instagram @MapasMentaisComChirley para acompanhar as novidades e o dia a dia no stories.
Acompanhe nas redes sociais: Saiba Mais
No canal do YouTube temos Playlists sobre Como fazer Mapas Mentais com dicas para você criar os seus, sobre Flashes de Economia com conceitos em vídeos curtos, sobre Ciências Econômicas, com muita teoria, sobre Atualidades, resumindo algumas publicações da área e Revisando Mapas Mentais.
Bom uso de Mapas pra você!
Deixe um comentário