Mapa Mental 49/100 – O que é Econometria?
Você sabe o que é Econometria?
Buscando entender melhor esse assunto eu criei um Mapa Mental resumindo esse tema que se encontra dentro da categoria de flashes de economia.
Nesse vídeo, eu explico esse Mapa em detalhes, apresentando o que é Econometria, um pouco da sua história, objetivo e métodos utilizados.
Segundo o Dicionário Economia do Século XXI, do professor Paulo Sandroni, Econometria é o ramo da economia que cuida do estabelecimento de leis quantitativas para os fenômenos econômicos. Partindo da teoria econômica geral, analisa os dados fornecidos pela estatística, mediante a aplicação de métodos matemáticos. Com isso, prepara o quadro de variáveis concretas que poderá servir de base a uma programação econômica.
Um dos aspectos inovadores da econometria foi a possibilidade de exprimir, em linguagem matemática, as leis econômicas, que antes eram formuladas de forma literária, assim, a linguagem matemática facilitava a comprovação empírica.
Na econometria, o método segue quatro fases:
- A especificação (construção do modelo econométrico a partir do modelo econômico sugerido);
- Estimativa (determinação aproximada de parâmetros para os modelos econométricos);
- Verificação (aceitação ou rejeição das hipóteses apoiadas em determinada teoria econômica);
- Previsão (apresentação dos dados que permitam orientar uma política econômica).
Então, revisando, temos como 4 fases: especificação, estimativa, verificação e previsão.
Olivier Blanchard, no seu livro Macroeconomia, comenta que os economistas usam a econometria para responder algumas perguntas como por exemplo: Como sabemos que o consumo depende da renda disponível? Como sabemos o valor da propensão a consumir?
Vamos falar um pouco da história.. Os estudos de econometria iniciaram-se em 1920, com economistas como Simon Kuznets, Lawrence Klein e Ragnar Frisch, que receberam o Prêmio Nobel de Economia.
O termo econometria surgiu da junção das palavras gregas oikonomía e métron, que originam as palavras “economia” e “medição”.
Em 1930, a econometria tornou-se uma disciplina científica. Nos primeiros anos, a maioria das aplicações lidava com questões macroeconômicas para ajudar governos e grandes empresas a tomar suas decisões de longo prazo. Atualmente a econometria é uma ferramenta indispensável para modelar a realidade em quase todas as disciplinas econômicas e de negócios.
O objetivo desta metodologia é submeter os dados reais a testes estatísticos. Outro exemplo disto seria analisar se o aumento de gastos de uma população está relacionado com um aumento da renda.
Os métodos utilizados se baseiam em ferramentas oferecidas pela estatística e a matemática, como distribuições de probabilidade e modelos de equações. Estes permitem a análise e quantificação dos modelos estudados.
A econometria tem como metodologia a obtenção de dados sobre a economia que possibilita a formulação de hipóteses ou teorias a serem estudados por métodos estatísticos e matemáticos.
Ao serem estudadas, as teorias passam pelos testes estatísticos que forem necessários para que se comprovem cientificamente as hipóteses apresentadas.
Um dos métodos mais utilizados, e que partem muitos estudos em econometria básica, é o da regressão linear, onde os dados estatísticos apresentam a tendência para uma economia.
Fonte:
- Livro Macroeconomia, Olivier Blanchard, 5a Edição
- Dicionário Economia do Século XXI, Paulo Sandroni, 2014
Nos links abaixo você pode acessar as Playlists e assistir a explicação de cada Mapa Mental compartilhado. Lembre-se de dar um linke, se inscrever no Canal para acompanhar os vídeos semanais e compartilhar.
Siga-me no Instagram para acompanhar as novidades e o dia a dia no stories e inscreva-se no canal do Youtube: https://mapasmentaiscomchirley.com.br/links/
No canal do YouTube temos Playlists sobre Como fazer Mapas Mentais com dicas para você criar os seus, sobre Flashes de Economia com conceitos em vídeos curtos, sobre Ciências Econômicas, com muita teoria, sobre Atualidades, resumindo algumas publicações da área e Revisando Mapas Mentais.
Você pode dar sugestões, enviar dúvidas e também compartilhar comigo a sua experiência com a criação de resumos, usando a técnica dos mapas mentais.
Bom uso de Mapas pra você!
Deixe um comentário