Resumo Índice IPCA
Nesse Mapa Mental, apresento um resumo sobre o índice IPCA, com as informações divulgadas nesta sexta-feira, dia 8/abril, sobre a inflação, que alcançou o maior índice em 28 anos.
Esse é o Mapa Mental número 87, dos que foram criados no computador com o XMind 8 e compartilhados no canal do YouTube.
Para aprender a criar Mapas Mentais no computador como este, usando o XMind 8, acesse: Saiba mais
Veja esse vídeo até o final para ver a explicação desse Mapa Mental completo.
Maior Inflação desde 1994
A inflação oficial brasileira, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu 1,62% em março. É o maior resultado para o mês desde 1994, período pouco antes da implementação do Plano Real. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira, dia 08, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).O IBGE calcula a inflação oficial brasileira com base na cesta de consumo das famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos, abrangendo regiões metropolitanas, além de alguns municípios.
Pelo indicador acumulado em 12 meses, o IPCA ficou em 11,3% em março, ante 10,54% até fevereiro. O resultado ficou acima do centro da meta inflacionária estabelecida pelo Banco Central (BC) de 3,5% para 2022 – sendo que a meta tem margem de tolerância de 1,5 ponto percentual, para mais ou para menos.
A alta na inflação foi generalizada. Oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em março. A maior variação e o maior impacto vieram dos Transportes. Na sequência, veio o grupo Alimentação e bebidas. Juntos, os dois grupos contribuíram com cerca de 72% do IPCA de março. Além deles, houve aceleração também nos grupos Vestuário, Habitação e Saúde e cuidados pessoais.
Os preços de alimentos também seguem nas alturas. Alguns itens, como cenoura e tomate, dobraram de preço no intervalo de um ano. A cenoura subiu 166% em 12 meses e o tomate, 95%. Café acumula alta de 65% e o açúcar, de 40%.
Outros alimentos muito consumidos pelas famílias brasileiras tiveram forte alta em março, com destaque para leite longa vida, óleo de soja e pão francês.
O grupo Habitação avançou em razão do aumento de do gás de botijão. A alta da energia elétrica também contribuiu para o resultado do grupo.
O aumento da inflação foi puxado pelo reajuste nos preços de gasolina, diesel e gás de cozinha praticado pela Petrobras em 11 de março. O aumento nos preços dos combustíveis acaba refletindo em outros produtos da economia.
Em relação às perspectivas, economistas esperam que inflação acumulada em 12 meses atinja um pico no mês de abril, até que comece a arrefecer de forma lenta e saia do patamar dos dois dígitos em agosto.
Analistas estimam que a inflação fique entre 6,5% e 7% este ano.
Caso esse número seja confirmado, 2022 seria o segundo ano consecutivo em que o Banco Central não consegue cumprir a meta de inflação. Em 2021, a inflação de 10,06% ficou bem acima da meta de 3,75% ao ano.
Fonte:
- https://valor.globo.com/brasil/noticia/2022/04/08/ipca-aumenta-162percent-em-marco.ghtml
- https://oglobo.globo.com/economia/macroeconomia/inflacao-acelera-para-162-e-maior-para-marco-desde-1994-antes-do-plano-real-25465999
- https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/372084/inflacao-de-marco-atinge-patamar-mais-alto-desde-1.htm
Nos links abaixo você pode acessar as Playlists e assistir a explicação de cada Mapa Mental compartilhado. Lembre-se de dar um linke, inscreva-se no Canal do YouTube para acompanhar os vídeos semanais e compartilhar o conteúdo.
Você pode dar sugestões, enviar dúvidas e também compartilhar comigo a sua experiência com a criação de Mapas, usando a técnica dos Mapas Mentais.
Siga-me no Instagram @MapasMentaisComChirley para acompanhar as novidades e o dia a dia no stories.
Acompanhe nas redes sociais: Saiba Mais
No canal do YouTube temos Playlists sobre Como fazer Mapas Mentais com dicas para você criar os seus, sobre Flashes de Economia com conceitos em vídeos curtos, sobre Ciências Econômicas, com muita teoria, sobre Atualidades, resumindo algumas publicações da área e Revisando Mapas Mentais.
Bom uso de Mapas pra você!
Deixe um comentário