Teoria do Consumidor em Mapa Mental – Parte I
Nesse Mapa Mental, eu apresento um resumo sobre a Teoria do Consumidor.
Veja esse vídeo até o final para ver a explicação desse Mapa Mental completo.
O que é a Teoria do Consumidor?
A Teoria do Consumidor busca entender o comportamento desse agente na Economia, que tem o objetivo de maximizar o seu bem estar e levanta a questão: Como ele escolhe o que escolhe?
Com a Teoria do Consumidor vamos entender como o consumidor faria suas escolhas se não tivesse qualquer tipo de limitação (nós temos limitação, pois não podemos consumir tudo que queremos ao mesmo tempo e em quantidades ilimitadas. E nesse caso o grande elemento dessa restrição é a nossa renda.
Vamos buscar entender também qual é o ótimo do consumidor, ou seja, qual é a melhor escolha em determinada situação.
Estudo em três etapas:
O estudo da Teoria do consumidor pode ser feito em 3 etapas:
- A primeira etapa é com foco nas preferências do consumidor, considerando seus desejos e necessidades
- A segunda etapa considera as restrições orçamentárias, a sua renda que é uma de suas principais limitações
- E por último, combinando as preferências desse consumidor com as restrições
Premissas sobre o Comportamento
No terceiro ramo desse Mapa temos as premissas sobre o comportamento do consumidor.
A primeira delas é que o consumidor sofre de Monotonicidade, ou seja, suas preferências são monotônicas, pois MAIS é melhor do que menos.
Claro que isso vale apenas para o BEM e não vale para os Males. Por exemplo: nós preferimos mais dinheiro do que menos dinheiro. Nós preferimos menos corrupção do que mais corrupção.
A segunda premissa é de que o consumidor sobre de Completude, ou seja, suas preferências são completas, pois é capaz de ordenar suas preferências.
Por exemplo: tem três cestas de produtos A, B, e C, assim as coloca em ordem de preferência, diz-se que a utilidade é ordinal.
O consumidor sofre de Transitividade, ou seja, suas preferências são transitivas, caso em que usamos o símbolo de preferência.
Prefiro a cesta A à cesta B, prefiro a B à cesta C, logo prefiro à cesta A à cesta C.
Curva de Indiferença ou de Utilidade
Agora vamos falar sobre a Curva de Indiferença ou Curva de Utilidade, que é quando o consumidor é indiferente entre consumir uma cesta A ou uma cesta B. Para ele tanto faz.
Considerando este gráfico, temos que todas as cestas que estiverem na mesma curva, o consumidor é indiferente entre consumir uma ou outra. Estas curvas são negativamente inclinadas mostrando que cada vez que alguém quiser aumentar a quantidade de um bem terá que abrir mão da quantidade de outro bem.
São curvas convexas em relação à origem, mostrando que todas as vezes que você abre mão de uma determinada quantidade de bem pra consumir mais uma unidade do outro bem você vai se saturando desse outro bem e menos unidades vc quer abrir mão para consumir unidade adicional de um outro bem.
A Curva de Indiferença é traçada de tal modo que, se o consumidor tivesse que escolher um desses pontos, não saberia qual preferir, pois para ele não haveria diferença entre as combinações oferecidas.
Mapa de Indiferença
Agora vamos entender o Mapa da Indiferença.
Um mapa de indiferença é um conjunto de curvas de indiferença que descrevem as preferências de uma pessoa com relação a todas as combinações de duas mercadorias.
O consumidor vai escolher sempre a curva de utilidade ou a cesta de mercado que estiver mais acima e mais à direita.
Duas curvas de indiferença não podem se cruzar em nenhuma hipótese, porque se elas pudessem se interceptar o consumidor deveria ser indiferente entre cestas de curvas diferentes, mas como a preferencia do consumidor é monotônica, ele não pode ser indiferente porque uma delas vai possuir mais itens do que a da outra curva.
Cestas Equilibradas
Sobre as cestas equilibradas, sabemos que a maioria dos consumidores gostam de uma cesta equilibrada, eles fogem dos valores extremos, como no gráfico apresentado no Mapa.
Fonte: . Dicionário de Economia do Século XXI, Paulo Sandroni, 2014 . Livro Economia Micro e Macro, Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos . Videoaula do Professor Alex Mendes
Fonte:
- Dicionário de Economia do Século XXI, Paulo Sandroni, 2014.
- Livro Economia Micro e Macro, Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos.
- Videoaula do Professor Alex Mendes.
Nos links abaixo você pode acessar as Playlists e assistir a explicação de cada Mapa Mental compartilhado. Lembre-se de dar um linke, inscreva-se no Canal do YouTube para acompanhar os vídeos semanais e compartilhar o conteúdo.
Você pode dar sugestões, enviar dúvidas e também compartilhar comigo a sua experiência com a criação de Mapas, usando a técnica dos Mapas Mentais.
Siga-me no Instagram @MapasMentaisComChirley para acompanhar as novidades e o dia a dia no stories.
Acompanhe nas redes sociais: Saiba Mais
No canal do YouTube temos Playlists sobre Como fazer Mapas Mentais com dicas para você criar os seus, sobre Flashes de Economia com conceitos em vídeos curtos, sobre Ciências Econômicas, com muita teoria, sobre Atualidades, resumindo algumas publicações da área e Revisando Mapas Mentais.
Bom uso de Mapas pra você!
Deixe um comentário