Ciclos Econômicos do Brasil Colonial
Nesse Mapa Mental venho trazer um resumo sobre os principais ciclos econômicos do Brasil Colonial: o Ciclo do Pau-Brasil, o Ciclo da Cana-de-açúcar, o Ciclo do Ouro e o Ciclo do Café.
Esse é o Mapa Mental número 84, dos que foram criados no computador com o XMind 8 e compartilhados no canal do YouTube.
Para aprender a criar Mapas Mentais no computador como este, usando o XMind 8, acesse: Saiba mais
Veja esse vídeo até o final para ver a explicação desse Mapa Mental completo.
Ciclos Econômicos do Brasil Colonial
A formação econômica do Brasil se deu com base em ciclos econômicos: começou com a extração do pau-brasil, depois com o cultivo da cana-de-açúcar, logo seguido pelo ciclo do ouro, e, por fim, houve o ciclo do café, quando se deu a transição do período colonial à independência. Simultaneamente a estes ciclos principais, ocorreram outros menores, como a do algodão, da borracha e do cacau. Houve também subciclos, que tiveram a função de complementar e auxiliar os ciclos principais, como o do gado.
CICLO DO PAU-BRASIL
O primeiro ciclo econômico do Brasil iniciou logo após o descobrimento, em 1500, e foi até o início da segunda metade do século XVI, quando iniciou o ciclo da cana de açúcar.
A extração do pau-brasil, que é uma madeira avermelhada, tinha o objetivo de ser utilizada na tinturaria de tecidos na Europa, e em marcenaria de luxo, na fabricação de violinos e na indústria naval.
No início, os indígenas trocavam o pau-brasil por pequenos presentes europeus.
CICLO DA CANA-DE-AÇÚCAR
O Ciclo da Cana de Açúcar iniciou-se entre os séculos XVI e XVIII. Era utilizada na Europa para a manufatura de açúcar em substituição à beterraba.
As primeiras mudas de cana-de-açúcar foram trazidas da ilha da Madeira, em 1502, na metade do século XVII, o Brasil era o maior produtor mundial de açúcar, mas gradativamente perdeu essa posição para as concorrentes mundiais, como as Antilhas.
CICLO DO OURO
O ciclo do ouro e diamante ocorreu no século XVIII. A crise da economia açucareira, a partir da metade do século XVII, levou os colonos portugueses a intensificarem a busca por metais.
O ouro, descoberto no final do século XVII pelos bandeirantes, rendeu muita riqueza a Lisboa. Esta descoberta resultou na imigração de cerca de dois terços da população de Portugal para o continente Atlântico.
CICLO DO CAFÉ
A decadência da mineração foi acompanhada pelo renascimento das atividades agrícolas.
O período da história do Brasil, entre 1830 e 1930, foi marcado pelo desenvolvimento da cultura do café, produto dominante no comércio exterior do país e motivador da expansão da fronteira agrícola na época. Introduzido no Brasil por volta de 1727, o cultivo do café atingiu um peso significativo no conjunto da economia nacional em meados do século XIX, quando se tornou o principal produto de exportação.
Fonte:
- Dicionário de Economia do Século XXI, Paulo Sandroni, 2014
- Almanaque Abril. São Paulo: Abril, 1994. 20. ed
- Simonsen, Roberto C. História econômica do Brasil: 1500-1820. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2005
Nos links abaixo você pode acessar as Playlists e assistir a explicação de cada Mapa Mental compartilhado. Lembre-se de dar um linke, inscreva-se no Canal do YouTube para acompanhar os vídeos semanais e compartilhar o conteúdo.
Você pode dar sugestões, enviar dúvidas e também compartilhar comigo a sua experiência com a criação de Mapas, usando a técnica dos Mapas Mentais.
Siga-me no Instagram @MapasMentaisComChirley para acompanhar as novidades e o dia a dia no stories.
Acompanhe nas redes sociais: Saiba Mais
No canal do YouTube temos Playlists sobre Como fazer Mapas Mentais com dicas para você criar os seus, sobre Flashes de Economia com conceitos em vídeos curtos, sobre Ciências Econômicas, com muita teoria, sobre Atualidades, resumindo algumas publicações da área e Revisando Mapas Mentais.
Bom uso de Mapas pra você!
Deixe um comentário