Teoria do Consumidor em Mapa Mental – Parte II
Nesse Mapa Mental, eu apresento um resumo sobre a Teoria do Consumidor.
Para aprender a criar Mapas Mentais no computador como este, usando o XMind 8, acesse: Saiba mais
Veja esse vídeo até o final para ver a explicação desse Mapa Mental completo.
Teoria do Consumidor – Parte II
Taxa Marginal de Substituição
Considerando que você já viu a parte I deste resumo, vamos falar sobre a Taxa Marginal de substituição (TMGS), que é o quanto o consumidor está disposto a abrir mão de um bem para obter unidades adicionais de outro bem, desde que essa troca mantenha o mesmo nível de satisfação (utilidade) do consumidor. Essa taxa é medida pela inclinação da curva de indiferença, que expliquei no vídeo anterior e é decrescente ao longo dessa curva.
Tipos de Bens
Na teoria do consumidor temos dois tipos de bens, os bens Substitutos perfeitos e os complementos perfeitos ou complementares.
Dois bens são substitutos perfeitos quando pode substituir outro perfeitamente, nesse caso a taxa marginal de substituição de um bem pelo outro é constante. Por exemplo o café e o chá.
Dois bens são complementares ou complementos perfeitos quando usados em conjunto, nesse caso, suas curvas de indiferença têm o formato de ângulos retos. Por exemplo o pé direito e o pé esquerdo do sapato.
Restrição Orçamentária
Agora vamos ver sobre a Restrição orçamentária, que representa a combinação de bens que o consumidor pode se permitir de acordo com a renda, mas sem considerar a opção de crédito. Então, nesse caso considera-se somente a renda em relação ao preço do bem.
A inclinação do gráfico indica a proporção segundo a qual pode-se substituir uma mercadoria pela outra sem alterar-se a quantidade total de dinheiro gasto.
Nesse gráfico temos que A é a quantidade adquirida de alimento e V a quantidade adquirida de vestuário. Preço do alimento = PA e o preço do vestuário = Pv e I é a linha do orçamento.
Quando ocorre alteração da renda, havendo um aumento, desloca a linha do orçamento para a direita. No caso de redução da renda, desloca a linha do orçamento para a esquerda.
Quando ocorre alteração dos preços, o aumento de preço muda a linha do orçamento para a esquerda e a redução do preço, altera a linha do orçamento para a direita.
Utilidade
A utilidade é uma medida ainda que imperfeita do grau de satisfação ou grau de bem estar do consumidor.
• Função de Utilidade Ordinal : Coloca as cestas de mercado em ordem decrescente de preferência mas não indica o quanto uma cesta é preferível a outra. Normalmente a utilidade ordinal já é suficiente, pois a cardinal é mais subjetiva. Então a..
• Função de Utilidade Cardinal : Função de utilidade que descreve o quanto uma cesta de mercado é preferível a outra.
O problema é a subjetividade, pois cada consumidor valia de uma forma diferente.
A Escolha do Consumidor Os consumidores escolhem uma combinação de mercadorias que maximiza sua satisfação, dado o orçamento limitado de que dispõem.
A utilidade total é uma curva positivamente inclinada, significa dizer que quando dou maiores quantidades de bem a utilidade total dele aumenta, isso acontece porque uma das premissas do consumidor é monotônica, ou seja, mais é melhor do que menos.
A utilidade marginal é decrescente com a quantidade, isso significa que todas as vezes que eu dou uma maior quantidade, a utilidade marginal decresce. Isso acontece porque o consumidor se satura do bem. Por exemplo, se está com sede e toma um copo d’água, tem alto grau de satisfação, se recebe o segundo copo, o quarto ou dez copos dágua, num determinado momento você não aguenta mais tomar água, porque se saturou dela.
Ótimo do Consumidor
O ótimo do consumidor é quando ele consome a sua cesta preferida, respeitada a sua capacidade de aquisição, que é a sua restrição orçamentária.
Então a cesta de mercado ótima deve satisfazer duas condições:
1) Ela deve estar situada sobre a linha do orçamento.
2) Ela deve fornecer ao consumidor sua combinação preferida de bens e serviços.
Fonte:
- Dicionário de Economia do Século XXI, Paulo Sandroni, 2014.
- Livro Economia Micro e Macro, Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos.
- Videoaula do Professor Alex Mendes.
Nos links abaixo você pode acessar as Playlists e assistir a explicação de cada Mapa Mental compartilhado. Lembre-se de dar um linke, inscreva-se no Canal do YouTube para acompanhar os vídeos semanais e compartilhar o conteúdo.
Você pode dar sugestões, enviar dúvidas e também compartilhar comigo a sua experiência com a criação de Mapas, usando a técnica dos Mapas Mentais.
Siga-me no Instagram @MapasMentaisComChirley para acompanhar as novidades e o dia a dia no stories.
Acompanhe nas redes sociais: Saiba Mais
No canal do YouTube temos Playlists sobre Como fazer Mapas Mentais com dicas para você criar os seus, sobre Flashes de Economia com conceitos em vídeos curtos, sobre Ciências Econômicas, com muita teoria, sobre Atualidades, resumindo algumas publicações da área e Revisando Mapas Mentais.
Bom uso de Mapas pra você!
Deixe um comentário