Macroeconomia, Olivier Blanchard – Parte I
Nesse Mapa Mental, eu apresento uma visão geral do livro Macroeconomia, do professor Olivier Blanchard. Apresentarei este Mapa em dois vídeos, este com a visão das 4 primeiras partes do livro e no segundo vídeo, apresentarei uma visão geral da parte 5 até a 8.
Veja esse vídeo até o final para ver a explicação desse Mapa Mental completo.
Esse livro integra os conceitos, as teorias e as aplicações da macroeconomia a fatos reais que se destacam no cenário econômico mundial, como o rápido crescimento econômico da China, motivando a aprendizagem e tornando o assunto ainda mais interessante. Uma novidade desta 5ª edição é um capítulo que detalha a crise econômica mundial ocorrida em 2008, no qual o autor não só descreve os eventos, mas também ensina de que maneira as ferramentas macroeconômicas podem ser usadas para compreender como tudo aconteceu. Por todas essas características, Macroeconomia é ideal para estudantes de graduação em economia, bem como para alunos de administração e ciências contábeis. No final desse vídeo falarei um pouco mais sobre o autor.
Capítulo 1
O Capítulo 1 leva você a um giro macroeconômico pelo mundo dos déficits comerciais dos Estados Unidos, passando pelo desemprego elevado na Europa, pelas implicações do euro e pelo crescimento extraordinário da China.
Capítulo 2
O Capítulo 2 leva você a um giro pelo livro. Define as três principais variáveis da macroeconomia: produto, desemprego e inflação e, em seguida, apresenta os três conceitos em torno dos quais o livro está estruturado – o curto o médio e o longo prazos.
Capítulo 3
O Capítulo 3 examina o equilíbrio no mercado de bens e a determinação do produto. Seu foco é a interação entre demanda, produção e renda. Mostra como a política fiscal afeta o produto.
Capítulo 4
O Capítulo 4 examina o equilíbrio nos mercados financeiros e a determinação da taxa de juros. Mostra como a política monetária afeta a taxa de juros.
Capítulo 5
O Capítulo 5 examina em conjunto o mercado de bens e os mercados financeiros. Mostra o que determina o produto e a taxa de juros no curto prazo. Examina o papel das políticas monetária e fiscal. O modelo desenvolvido neste capítulo é chamado de modelo IS-IM e é uma das principais ferramentas da macroeconomia.
Capítulo 6
Este capítulo examina o equilíbrio do mercado de trabalho. Descreve a taxa natural de desemprego — a taxa de desemprego para a qual a economia tende a voltar no médio prazo. Existe um nível natural de produto associado à taxa natural de desemprego.
Capítulo 7
O Capítulo 7 examina o equilíbrio simultâneo dos três mercados — mercado de bens, mercados financeiros e mercado de trabalho. Mostra que, embora o produto normalmente se desvie do nível natural de produto no curto prazo, ele volta a esse nível natural no médio prazo. O modelo desenvolvido neste capítulo, chamado de OA-DA, é, junto com o IS-LM, um dos modelos fundamentais da macroeconomia.
Capítulo 8
O Capítulo 8 examina mais de perto a relação entre inflação e desemprego, uma relação conhecida como curva de Phillips. Mostra que atualmente, nos Estados Unidos, o desemprego baixo leva a um aumento da inflação e que o desemprego alto leva a uma diminuição da inflação.
Capítulo 9
O Capítulo 9 examina a determinação de produto, desemprego e inflação, assim como os efeitos do crescimento da moeda. No curto prazo, reduções do crescimento da moeda podem desencadear uma recessão. No médio prazo, contudo, elas são neutras; não exercem efeito algum sobre o desemprego ou sobre o produto, mas se refletem em mudanças na taxa de inflação de igual magnitude.
Capítulo 10
O Capítulo 10 examina os fatos do crescimento. Inicialmente, documenta o grande aumento do produto em países ricos nos últimos 50 anos. Depois, de uma perspectiva mais ampla, mostra que, na cronologia da história humana, esse crescimento é um fenômeno recente. E não é um fenômeno universal: muitos países pobres vêm sofrendo por conta da estagnação ou por causa de um baixo crescimento.
Capítulo 11
O Capítulo 11 enfoca o papel da acumulação de capital no crescimento. Mostra que a acumulação de capital não pode, em si, sustentar o crescimento do produto, embora afete o nível dele. Uma taxa de poupança mais elevada normalmente leva a um consumo menor em um primeiro momento e, no longo prazo, a um consumo maior.
Capítulo 12
O Capítulo 12 se volta para o progresso tecnológico. Mostra como, no longo prazo, a taxa de crescimento de uma economia é determinada pela taxa de progresso tecnológico. Examina, então, o papel da P&D na geração desse progresso. Retorna aos fatos do crescimento apresentados no Capítulo 10 e mostra como interpretá-los à luz da teoria desenvolvida nos capítulos 10 a 12.
Capítulo 13
O Capítulo 13 (opcional) mostra como podemos integrar o estudo do longo prazo com nosso estudo anterior do curto prazo e do médio prazo. Discute se e quando o progresso tecnológico pode causar desemprego e debate se o progresso tecnológico seria responsável pelo aumento da desigualdade salarial nos últimos 20 anos nos Estados Unidos. Olivier J. Blanchard é um economista francês. Fez doutorado em economia em no MIT, onde é professor de economia e serviu como diretor do departamento de economia. Foi economista-chefe do Fundo Monetário Internacional e ensinou na Universidade de Harvard. Blanchard publicou muitas pesquisas no campo da macroeconomia, incluindo livros voltados para alunos de graduação, sendo o mais popular deles o livro Macroeconomia.
Fonte: Livro Macroeconomia, Olivier Blanchard, 5a Edição
No canal do YouTube temos Playlists sobre Como fazer Mapas Mentais com dicas para você criar os seus, sobre Flashes de Economia com conceitos em vídeos curtos, sobre Ciências Econômicas, com muita teoria, sobre Atualidades, resumindo algumas publicações da área e Revisando Mapas Mentais.
Você pode dar sugestões, enviar dúvidas e também compartilhar comigo a sua experiência com a criação de resumos, usando a técnica dos mapas mentais.
Bom uso de Mapas pra você!
Deixe um comentário