A Mente e os Mapas Mentais
Nesse Mapa Mental, eu apresento um resumo sobre a Mente e os Mapas. Vamos entender mais sobre as diferenças entre a mente e o cérebro, sobre o funcionamento dos dois hemisférios cerebrais e a relação entre os Mapas Mentais e o funcionamento da mente.
Nesse vídeo, você pode ver a explicação do Mapa Mental completo, veja esse vídeo até o final para ver a explicação desse Mapa Mental completo.
A primeira coisa a fazer ao abordar esse assunto é ter claro e diferença entre mente e cérebro.
A Mente
Segundo o dicionário – mente é o Conjunto de faculdades racionais das pessoas, voltadas para a apreensão cognitiva da realidade. É o estado de consciência ou subconsciência relacionado aos pensamentos processados pelo cérebro humano.
O Cérebro
Então, o cérebro é a massa de substância nervosa, contida na caixa craniana do ser humano e de outros animais vertebrados, constituída de dois hemisférios, esquerdo e direito, que concentra a mente ou os pensamentos e é responsável, no ser humano, pelas atividades intelectuais e psíquicas.
Só por curiosidade, o cérebro é formado por 78% de água, 10% de gordura e aproximadamente 8% de proteína. Pesa cerca de 1 quilo e meio e é muito parecido com uma noz. Ele também representa quase 2% do peso corporal total, além de consumir 20% das calorias. Quanto mais você pensa, mais calorias queima.
O nosso cérebro começou a evoluir há mais de 500 milhões de anos. Mesmo assim, só há 500 anos sabemos que ele está localizado na cabeça, e não no coração. Mais incrível ainda é que 90% do conhecimento que temos sobre esse órgão e seu funcionamento foi descoberto entre os últimos 50 anos. Ou seja, ainda temos muito a aprender.
Hemisférios
O córtex cerebral é dividido em duas partes — os hemisférios direito e esquerdo — Desde que nascemos, os dois hemisférios começaram a se especializar, dividindo as tarefas entre si.
Os estudos da neurociência mostraram que essa divisão de tarefas é única para cada um de nós, mas há algumas funções comuns à maioria dos seres humanos.
Tudo começou no final dos anos 1960, começo dos 1970, quando foi iniciada uma pesquisa que mudaria a história da valorização do cérebro humano. Essa pesquisa deu a Roger Sperry, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, um Prêmio Nobel, e a Robert Ornstein, fama mundial por seu trabalho com ondas cerebrais e especialização de função. Em resumo, o que Sperry e Ornstein descobriram foi que os dois lados do cérebro, ou seja, os dois córtices, ligados por uma rede de fibras nervosas fantasticamente complexa, lidam, predominantemente, com diferentes tipos de atividades mentais.
Na maioria das pessoas, o córtex esquerdo lida com as palavras, números, sequência, ordem, hierarquia, lógica, listas e linearidade — as atividades denominadas “acadêmicas”. Enquanto o córtex o direito
está mais na “onda alfa”, ou estado de repouso, pronto para ajudar. O córtex direito lida com cores, ritmo, devaneios, imaginação, pensamento global, espaço, dimensões.
Pesquisas subsequentes mostraram que, quando as pessoas eram encorajadas a desenvolver uma área mental que consideravam fraca, em vez desse desenvolvimento desviar outras áreas, ele parecia produzir um efeito sinérgico com todas as áreas do desempenho mental em evolução.
Funções
Agora falaremos sobre as principais funções do cérebro..
O cérebro é um processador superpoderoso, capaz de realizar infinitas reflexões e criar o Pensamento Radiante. O conceito de Pensamento Radiante descreve o modo como o cérebro cria raciocínios idéias. Um Mapa Mental também se espelha na atividade do cérebro ao se organizar de um modo Radiante e, com isso estimula o pensamento criativo e a memória com mais eficiência.
Então, podemos dizer que o cérebro tem cinco funções principais:
· Recepção. Esse órgão recebe informações por meio dos sentidos.
· Armazenamento. Ele retém e guarda a informação e consegue acessá-la quando solicitamos. (Embora nem sempre tenhamos a sensação de que isso acontece.)
· Análise. O cérebro reconhece padrões e gosta de organizar informações de um modo que faça sentido: investigando os dados e questionando seu significado.
· Controle. Ele usa diferentes métodos para controlar o modo como gerenciamos as informações, dependendo do nosso estado de saúde, do nosso comportamento e do ambiente em que vivemos.
· Expressão. Para expressar as informações que recebe, o cérebro utiliza pensamentos, fala, desenhos, movimentos e todas as outras formas de manifestação criativa.
Mapa Mental
Um Mapa Mental é projetado para utilizar todas as funções do cérebro, auxiliando-o no armazenamento e na recuperação de informações com mais eficiência, sempre que isso for exigido.
Simplificando ao máximo, um Mapa Mental é um diagrama intricado que imita a estrutura de um neurônio, com ramificações que saem do centro e evoluem por meio de padrões de associação. Contudo, desde a sua origem em meados da década de 1960, o Mapa Mental demonstrou ser muito mais do que um método excelente de tomar notas: é uma maneira eficiente e profundamente inspiradora de alimentar a nossa mente, intelecto e espírito.
Ao criar um Mapa Mental, o cérebro faz uso dos dois hemisférios cerebrais: o esquerdo, que é o hemisfério lógico, e o direito, o hemisfério criativo.
Uma vez que o Mapeamento Mental envolve o trabalho de ambos os hemisférios do cérebro, ele é multifuncional e pode ser aplicado a todas as funções cognitivas, entre elas a memória, a criatividade, o aprendizado e todas as formas de pensamento. Este é um dos motivos pelo qual o Mapeamento Mental foi descrito como “o canivete suíço do cérebro”. Ele é útil, prático – e divertido!
Como as cores, elas estimulam a harmonia entre os hemisférios esquerdo e direito do cérebro, equilibrando nossas capacidades linguísticas e visuais.
O Mapeamento Mental expande os horizontes do pensamento e lhe oferece o impulso de que você precisa para intensificar a precisão mental, a intuição, a criatividade e a liberdade de pensamento.
Nas décadas que se passaram desde que o Mapa Mental foi criado, ele foi adotado por centenas de milhões de pessoas pelo mundo afora que
queriam maximizar o uso eficiente de seu poder cerebral. A eficácia dessa ferramenta foi confirmada por numerosos estudos científicos e psicológicos e ela mostrou ser um instrumento extraordinariamente versátil. O Mapa Mental pode ser usado em absolutamente todos os aspectos da vida em que a melhora do aprendizado e uma maior clareza de pensamento podem aperfeiçoar nosso desempenho.
Em vez de partir de um ponto inícial e continuar linearmeme passo a passo, até chegar ao fim, o Mapa Mental começa com um conceito central e se expande de dentro para fora, englobando os detalhes. Entre as muitas vantagens que esse recurso apresenta em relação ao método tradicional de anotações estão:
· A idéia principal é definida com mais nitidez, importância relativa de cada idéia é especificada claramente.
· As idéias mais importantes são reconhecidas de imediato no centro do Mapa Mental.
· As ligações entre os conceitos-chave são identificadas com facilidade, o que estimula a associação de ideias e sentidos,
· A revisão das informações é eficiente e rápida.
· A estrutura de um Mapa Mental permite que conceitos adicionais sejam prontamente acrescentados.
· Todo Mapa Mental é uma criação única e, por isso, faz com que as lembranças sejam mais exatas.
Aqui você já pode visualizar esse Mapa Mental completo e perceber que com o Mapa Também fazemos uso de outras capacidades do córtex cerebral, como o reconhecimento de formas, linhas e dimensões. O provérbio “uma imagem vale mais que mil palavras” foi provado cientificamente pelos psicólogos americanos Ralph Haber e Raymond S. Nickerson, entre outros acadêmicos de peso. As imagens realmente são mais eficazes que as palavras para chamar a atenção do cérebro. Para dar ainda mais impacto às imagens dos seus Mapas Mentais, elas devem ser claras e coloridas, sem linhas confusas. Com isso, serão mais atraentes, envolventes e inesquecíveis.
A cor está relacionada ao lado direito do cérebro, ao passo que as palavras estão relacionadas ao lado esquerdo, que é o lado racional. Assim, a combinação de cores e palavras exige que ambos os lados do cérebro trabalhem.
Fonte:
- Livro Dominando a Técnica dos Mapas Mentais, Tony Buzan
- Livro Mapas Mentais – Métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro, Tony Buzan
Siga-me no Instagram para acompanhar as novidades e o dia a dia no stories e inscreva-se no canal do Youtube: https://mapasmentaiscomchirley.com.br/links/
No canal do YouTube temos Playlists sobre Como fazer Mapas Mentais com dicas para você criar os seus, sobre Flashes de Economia com conceitos em vídeos curtos, sobre Ciências Econômicas, com muita teoria, sobre Atualidades, resumindo algumas publicações da área e Revisando Mapas Mentais.
Você pode dar sugestões, enviar dúvidas e também compartilhar comigo a sua experiência com a criação de resumos, usando a técnica dos mapas mentais.
Bom uso de Mapas pra você!
Deixe um comentário